quinta-feira, 27 de março de 2014

QUAL É A DELES? #2

Quem são nossos candidatos?
Estamos em ano de eleição, e precisamos conhecer a historia de cada candidato para saber em quem devemos votar, não adianta dizer com a boca cheia de ignorância que votará nulo ou em branco, pois nenhum candidato ‘’presta’’, mas você sabe quem são os candidatos


Nome completo: Maria Osmarina Marina Silva Vaz de Lima

Data de nascimento: 8 de fevereiro de 1958

Estado: Acre

Partido: PSB

Formação: Aos 16 anos, contraiu hepatite, a primeira das três que foi acometida. Seu histórico de saúde ainda inclui cinco malárias e uma leishmaniose. Essas fragilidades a levaram a Rio Branco em busca de tratamento médico. Aproveitou a oportunidade para também se dedicar à vida religiosa e, ao mesmo tempo, estudar. Obteve a permissão do pai e deixou a floresta. Na capital acreana, para se sustentar, passou a trabalhar como empregada doméstica. Revia as lições durante as madrugadas. O progresso nos estudos foi rápido. Entre o período de Mobral, no qual aprendeu a ler e a escrever, até a formação em História transcorreram apenas dez anos. Sua formação foi complementada posteriormente com a pós-graduação em Psicopedagogia.
A vocação social se revelou quando deixava a adolescência. Marina se inscreveu em um curso de liderança rural e conheceu o líder seringueiro Chico Mendes. Passou a ter contato com as ideias da Teologia da Libertação e a participar das Comunidades Eclesiais de Base. Em 1984, ajudou a fundar a CUT (Central Única dos Trabalhadores) no Acre. Chico Mendes foi o primeiro coordenador da entidade e Marina a vice coordenadora.

Vida Pública: Filiada ao PT, Marina disputou seu primeiro cargo público em 1986, ao concorrer  a uma vaga na Câmara dos Deputados. Ficou entre os cinco mais votados, mas o partido não atingiu o quociente eleitoral mínimo exigido. Os sucessos eleitorais de Marina começaram dois anos depois, ao se eleger vereadora, a mais votada de Rio Branco. Uma de suas primeiras manifestações foi devolver o dinheiro de gratificações, auxílio-moradia e outras mordomias que os demais vereadores recebiam sem questionamento.
Com atos como esse, atraiu a ira dos adversários políticos ao mesmo tempo em que obtinha um reconhecimento popular que se manifestou na eleição seguinte, em 1990, quando se tornou deputada estadual, novamente com votação recorde. Em 1994, aos 36 anos, chegou a Brasília como a senadora mais jovem da história da República. Foi reeleita em 2002, com votação quase três vezes superior à anterior.

No Senado, foi a primeira voz a defender a importância de o governo assumir metas para redução das emissões de gases do efeito estufa. Em 2009, o Planalto anunciou, finalmente, a adoção dessas metas. Também cobrou do Executivo federal e do Congresso a inclusão da meta brasileira, com os percentuais para a redução das emissões de gases do efeito estufa até 2020, no Plano Nacional de Mudanças Climáticas, que seria aprovado e sancionado pelo presidente antes da realização da Conferência de Clima (COP15), em dezembro, em Copenhague.
No Ministério do Meio Ambiente, Marina Silva trabalhou por políticas estruturantes baseadas em quatro diretrizes básicas: 1) maior participação e controle social; 2) fortalecimento do sistema nacional de meio ambiente; 3) transversalidade nas ações de governo; 4) promoção do desenvolvimento sustentável.

No governo do presidente Lula, Marina buscou transformar a questão ambiental em uma política de governo, que quebrasse o tradicional isolamento da área. Foi assim que o governo passou a exigir, nos projetos hidrelétricos a serleiloada, a obtenção da licença prévia para que a viabilidade ambiental dos empreendimentos fosse avaliada antes da concessão para a exploração privada. Também baseado nessa diretriz, o ministério, por intermédio do IBAMA, passou a ser ouvido prioritariamente antes da licitação dos blocos de petróleo.

Em 13 de maio de 2008, pediu demissão do ministério. Em carta ao presidente Lula, afirmou que deixava o cargo por conta das dificuldades que enfrentava dentro do governo. Em 19 de agosto do ano passado deixou o PT. Em comunicado ao partido, manifestou seu desacordo com uma “concepção do desenvolvimento centrada no crescimento material a qualquer custo, com ganhos exacerbados para poucos e resultados perversos para a maioria, ao custo, principalmente para os mais pobres, da destruição de recursos naturais e da qualidade de vida”. Onze dias depois, anunciou sua filiação ao PV.
Ela enfrentará as eleições desse ano junto ao PSB para a Presidência da República e disse que espera que o país saia dessas eleições com um “novo acordo” social que integre avanços dos governos passados e aponte para uma economia de baixo carbono.
É importante que saibamos em quem estamos votando, ou o porquê que não votaremos em tal candidato. É importante criticarmos as pessoas, os políticos e os partidos com certeza do que se está dizendo e não com base na repetição da massa. É preciso mudar os hábitos brasileiros de apenas repetir informações e começar a pesquisar para criticar e principalmente votar, com consciência. 

SabrinaSousa!

terça-feira, 25 de março de 2014

Como faço parar tirar meu titulo de eleitor?

Alguns jovens brasileiros não possuem ainda seu titulo de eleitor, pois não sabem como fazer, onde se faz e quais documentos são necessários. Pretendo esclarecer as duvidas em relação à como, onde e quando se deve fazer a primeira via do seu titulo.
Primeiro é preciso saber QUEM são aqueles que precisam votar, são estes todo brasileiro nato ou naturalizado, com idade entre 16 e 18 anos (facultativo) 18 e 70 anos (obrigatório) e os portugueses que optarem por exercer seus direitos políticos no Brasil, com base no Tratado da Amizade.
Logo em seguida é preciso saber ONDE, para isto basta ir até a sua zona eleitoral, caso não saiba onde fica ou qual é a sua zona eleitoral , consulte no site do Tribunal Regional Eleitoral de sua comarca, ou seja, do seu Estado.
Depois de descobrir onde se encontra sua zona eleitoral é necessário verificar todos os documentos para que possa fazer seu título, estes são: Carteira de Identidade ou carteira emitida pelos órgãos criados por lei federal, controladores do exercício profissional ou certidão de nascimento ou casamento, extraída do Registro Civil ou certificado de quitação do serviço militar. (Não serão aceitos o modelo de Passaporte que não contiver os dados referentes à filiação nem a Carteira Nacional de Habilitação - CNH, por não conter a nacionalidade);
Se eleitor do sexo masculino, deverá também apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar (de 1º de julho do ano em que completar 18 anos até 31 de dezembro do ano em que completar 45 anos);
É importante saber que se não estiver em ano de eleição o título pode ser feito a qualquer momento, porém em ano de eleição deve ser feito 151 dias antes da data da eleição. E nesse ano deve ser feito mediante agendamento que você consegue efetuar pelo site do TRE.


Como estamos em 2014 e ano de eleição você tem até o dia 7 de maio para fazer a inscrição do seu título, é preciso que o faça e aproveite a oportunidade de reivindicar e participar dos seus direitos e da formação do seu País, mesmo que ainda não tenha 18 anos e não seja obrigado a votar, faça seu título e mude sua República começando por você.   #VemPraUrna


SabrinaSousa!



quinta-feira, 20 de março de 2014

QUAL É A DELES? #1

QUAL É A DELES? #01

            Aí esta! Nossa primeira matéria sobre algum candidato, o bloco "Qual é a Deles?" procura mostrar um pouco da vida pública de alguns políticos do país! Aceitamos sugestões nos comentários ou na nossa página do Facebook: https://www.facebook.com/diarioeleitorando


Nome completo: Dilma Vana Rousseff
Data de nascimento: 14 de dezembro de 1947
Estado: Belo Horizonte
Partido: PT (Partido dos Trabalhadores)

Formação: Seu primeiro colégio foi o Nossa Senhora de Sion, era um colégio tradicional de meninas.
              Concluiu o Ensino Médio no Colégio Estadual Central.
              Ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais no curso de economia.
              Recomeçou a faculdade de economia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, pois a UFMG anulou os créditos de todos os alunos que estavam envolvidos com movimento de esquerda na época da ditadura.
              Fez curso de doutorado em ciências sociais na UniCamp, mas não chegou a defender tese.

Vida Pública: Começou sua vida pública envolvida na militância em seus estado aos 16 anos, participando das organizações Polop1, Colina2 e VAR-Palmares3. Nessa época vê amigos e companheiros serem torturados e assassinados e também é presa em 1970 e torturada no Dops e na Oban. Foi condenada à 2 anos e meio, mas só saiu após 3 anos e foi com o seu atual marido, Caros Araújo, morar em Porto Alegre; lá ajuda a fundar o PDT e começa a trabalhando FEE (Fundação de Economia e Estatísticas). Em 1986 quando o Alceu Collares assume a prefeitura de Porto Alegre ele a nomeia para ser sua Secretaria da Fazenda; na década de 80 chega ao fim com a realização das eleições para presidente em condição de eleição direta, nessa época Dilma era diretora-geral da Câmara de Vereadores de Porto Alegre e apóia Lula no segundo turno.
            No começo dos anos 90 assume a presidência da FEE, e em 1993 se torna Secretária Estadual de Minas, Energia e Comunicação em Porto Alegre. Em 2000 filia-se ao PT e em 2002 quando o presidente Lula assume mandato e é convidada por ele para participar da equipe do governo como ministra de Minas e Energia e depois veio a ser ministra-chefe da Casa Civil.
            Em abril de 2010 ela se candidata a presidência da República, após eleição decidida no segundo turno, Dilma vence as eleições com 56,05% dos votos no dia 31 de outubro de 2010.
            É a primeira presidente mulher do país, assumindo sua posse em 1º de janeiro de 2011, sendo a 36ª presidente do país, é mais discreta que seu antecessor e montou sua equipe de governo com a participação de muitas mulheres. Esse ano concorre novamente, para o mesmo cargo. 
            O fato é que, como em todo governo há pessoas que ficaram satisfeitas com seu mandato e outras não; cabe a você, eleitor, analisar o que melhorou e o que pirou para assim estabelecer a SUA opinião! E retirar esse cabresto que alguns fatores impõe.
           Bom, hoje o mérito da notícia é informativo e espero que sirva de incentivo para o nosso voto consciente.
                                                                                     #vempraurna 



site: http://www.dilma.com.br/site/
twitter: https://twitter.com/dilmabr
facebook: https://www.facebook.com/SiteDilmaRousseff

1 http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/polop/
2 http://www.infoescola.com/historia/comando-de-libertacao-nacional/
3 http://www.infoescola.com/historia-do-brasil/var-palmares/



MylenaCarmo

quarta-feira, 19 de março de 2014

ELEIÇÕES 2014


ELEIÇÕES 2014
            Na democracia, eleição se define no processo de escolha dos indivíduos que irão exercer algum tipo de poder que é concedido pela população através do voto, e é assim que são escolhidos os representantes da nação.
            2014 é ano de eleição. E nesse ano o pleito irá escolher Presidente e Vice, Governadores e Vices, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. Faltam exatamente 201 dias para o 1º turno das eleições é importante nós eleitores estarmos preparados para o dia do ápice da democracia.
            Vale salientar que o comparecimento do cidadão ao pleito é de extrema importância, desde que feito com responsabilidade e consciência. A programação eleitoral de 2014 já esta pronta e define o 1º turno no dia 05 de outubro. Todos os prazos serão cumpridos fielmente até a sua apuração e a posse dos candidatos no primeiro dia útil de 2015.
DATA
EVENTO
07 de maio de 2014
Data limite para inscrição ou alteração do título eleitoral
10 a 30 de junho
Convenções para a escolha dos candidatos
5 de junho
Data limite para os registros de candidatos, pelos partidos.
6 de junho
Início da propaganda eleitoral
15/junho a 21/agosto
Período para se habilitar ao voto em trânsito
06 de agosto
Data limite para requerer 2ª via do título (fora do seu domicílio)
23 de setembro
Data limite pra requerer 2ªvia do título(dentro do seu domicílio)
5 de outubro
Primeiro Turno
26 de outubro
Segundo Turno
                                                        Fonte: http://www.eleicoes2014.com.br/

            Importante nesse período nós adolescentes que temos a opção de votar nos impormos e opinarmos na decisão que irá designar a futura administração pública do nosso país, estado e a nossa representação nas Casas Legislativas. As publicações futuras do nosso blog tem o objetivo de instruir vocês leitores e seguidores!
            Não deixem de mostrar que a nossa juventude tem voz. O nosso maior protesto é o voto consciente, nele iremos mostrar que temos capacidade de escolher quem nos represente bem, excluindo o mito de que o brasileiro não sabe votar! Os tempos são novos, estamos na era da informação e não aceitaremos mais esse comodismo parasitário que reina até os dias atuais. 2014 é ano de mudança, de mostrar que temos cara e personalidade, de impor nossa opinião, começando das ruas e indo para as urnas!


                                                                                       #vempraurna
MylenaCarmo!

QUEM SOMOS!

Sete garotas, quem?
Pois é. Hoje é uma síntese das colaboradoras desse blog que está começando tímido, mas alcançando seu objetivo aos poucos!
São sete estudantes do último semestre do curso técnico em serviços jurídicos, ali na Etec Zona Leste, engajadas em mostrar como o Direito Eleitoral fizeram elas se apaixonar, se revoltar e se questionar a cada dia mais. Então sem mais delongas, lá vem elas:

Ana Paula Rodrigues Vieira, nasceu no dia 15 de junho de 1996, geminiana e depois de se formar na Etec quer ingressar em uma faculdade pública no curso de direito; acredita que para um Brasil melhor é necessário um forte investimento na cultura e educação, no meio social em si, priorizar a parte humana e as suas estruturas. 





 Gabriela Calore Beloti nasceu no dia 26 de dezembro de 1995 e é capricorniana. Depois de se formar no técnico, até a presente data, pretende fazer faculdade de direito e seguir em uma área especifica ainda não definida. Acredita que para um Brasil melhor é preciso de bons políticos, bons eleitores, precisa de cultura e de cidadãos presentes na política, de pessoas que se orgulhem de fazer parte desse país, menos alienadas e de jovens para ir a luta pela causa certa e da forma certa.

 Heloisa Santos Souza nasceu no dia 02 de junho de 1997 e é de gêmeos, pretende fazer direito empresarial ambiental e acredita que pro Brasil ser melhor ele precisa de governantes que sejam capazes de proporcionar uma renda bem distribuída, porque nosso país não é um país pobre, mas sim gasta mal o seu dinheiro.



Mylena Alves do Carmo, nasceu no dia 14 de setembro de 1996 e é virginiana. Depois de terminar o técnico pretende fazer faculdade de dança e começar a investir na sua carreira socio-cultural. Acredita que para o nosso país melhorar é necessário que diversos fatores mudem, mas o principal é mostrar pra população a importância dela para as decisões nacionais e salientar que esse comodismo pelo qual o Brasil é assolado não faz bem, pra ninguém.



 Sabrina Nascimento Souza nasceu no dia 07 de janeiro de 1997 e é de capricórnio. Pretende fazer direito na USP e pensa que pra melhorar o país é preciso investir em muitas coisas, porém o principal é a educação dos indivíduos.









 Thamires Cristina Leite dos Santos, nascem em 07 de junho de 1995 e é geminiana (mais uma?! rs). Pretende fazer direito ou ciências sociais ainda não decidiu. E na sua opinião, pro Brasil ser melhor ele precisa de pessoas que pensem fora da caixinha e façam coisas diferentes e produtivas, valorizar mais a cultura e abrir a mente pra coisas novas; planejar e idealizar coisas a favor da sociedade, respeitar a vida e as diferenças.



Vanessa Silveira, nasceu no dia 07 de maio de 1997 é taurina, mas não sabia até então, e depois de acabar o técnico que acabar o ensino médio. Diz que para um Brasil melhor é preciso parar de jogar a culpa nos políticos e em terceiros e ter consciência de que a mudança deve começar em cada um de nós.






A nossa iniciativa é mostrar a importância da área eleitoral e quando/quanto ela influência na nossa vida e que nós jovens temos que perceber que tanto o nosso presente quanto o nosso futuro depende de nós! Apenas de nós!

segunda-feira, 17 de março de 2014

O BLOG

O blog "Diário Eleitorando" tem como objetivo inteirar os jovens eleitores (ou não) no universo da política e seus afins. É uma proposta de chamar a atenção do jovem e o inserir nesse mundo, muitas vezes desconhecido, o incentivando e informando.
O calendário do blog, terá oficialmente duas postagens por semana e sendo divulgado também na Fan Page no Facebook; a primeira postagem acontece na terça, onde será abordada notícias referentes ao mundo político-eleitoral; na postagem as quintas a proposta é expor a vida política de algum candidato, trazendo para os leitores uma bibliografia simples e imparcial.
A duração do projeto é por tempo indeterminado, sendo efetuado sempre com qualidade e por todas integrantes do grupo.