domingo, 22 de fevereiro de 2015

Passe livre para estudantes

Recentemente foi aprovada uma lei que libera as catracas para os estudantes de rede pública, de baixa renda, alunos PROUNI e FIES, alunos de ETEC's e FATEC's.
Esse projeto que agora virou lei, visa incentivar e ajudar a vida dos estudantes.
Particularmente falando, achei muito bom que esse projeto foi aprovado, porém ele já devia existir à muitos anos e para todos, pois as dificuldades que encontramos no nosso dia-a-dia dentro de um transporte público não justifica a tarifa absurda (diga-se de passagem) que pagamos.
A problemática desse projeto começa na sua solicitação, o serviço da SPTrans é lento, e muitas vezes as solicitações não são atendidas como necessário, filas são enfrentadas por mais de 4 horas, para não resolver nada. Como se não bastasse isso, quando não é resolvido em seus postos adjacentes temos que ir até a central da SPTrans que fica no centro de São Paulo, e nem todos tem tempo de fazer isso, afinal sabemos que a maioria dos estudantes têm uma rotina corrida.
Certas vezes tenho a impressão de que esse projeto foi criado e aprovado para tentar "tapar" o -aumento da tarifa. Recordo-me que em junho de 2013 as manifestações também se referiam a esse assunto, e isso pareceu uma manobra para evitar o mesmo transtorno.
Mas não funcionou.
O que anda acontecendo é que as mídias mais vistas pelos brasileiros não divulga esses fatos.
Salvo o engano, já ocorreram algumas manifestações sobre esse assunto, não só pela frente do Passe Livre, mas também por outras pessoas. Cada manifestação dessa obteve o saldo de mais ou menos 10 mil pessoas, o que pra mim, não é pouca gente.
Por isso que nossa fonte de informação antes de falar sobre qualquer assunto deve ser mais ampla possível, para não falarmos besteira, e deixar de nos prender ao que as mídias mais acessíveis tentar entuchar nas nossas cabeças. Fique atento, seja inteligente.

MylenaCarmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário