quinta-feira, 10 de julho de 2014

Patriotismo (banal?!)

Patriotismo, segundo o dicionário é o amor a pátria (isso você já deve saber). E pátria engloba várias coisas, como por exemplo: nossas riquezas naturais, símbolos nacionais, artistas, cultura, desporto etc.
O historiador Lord Acton, afirma que o patriotismo prende-se com deveres morais que temos para com a comunidade política. Dando a entender que cidadãos politizados são verdadeiros patriotas.
Já o filósofo norte-americano Richard Rorty, elucida que: " O orgulho nacional é para os países o que a auto-estima é para os indivíduos: uma condição necessária para o aperfeiçoamento. O patriotismo é uma forma de orientação política"

Vocês entenderam a ideia? Deu pra compreender que patriotismo é coisa séria e que não se compara a um fanatismo instantâneo e temporário?
Esse lance de ser patriota é, por muitas vezes, pessoal, mas vai muito além da ideologia banal que vemos estampadas em nossas redes sociais, jornais, e outros meios de comunicação. Na minha opinião, o ser patriota não é aquele que se pinta de verde e amarelo e sabe o hino nacional de trás pra frente. Mas pode ser sim, aquele cidadão discreto que coloca em sua batalha diária o objetivo de ser solidário e que se conscientiza de maneira inteligente sobre a situação do seu país, e faz algo pra mudar isso no seu cotidiano.

Mas como eu disse, isso é uma opinião, e a liberdade de expressão aqui reina! Então sejam patriotas da forma que quiserem e quando quiserem, mas façam alguma coisa pra sair desse comodismo que alguns vivem reclamando.

MylenaCarmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário