sexta-feira, 4 de julho de 2014

VOTO OBRIGATÓRIO vs VOTO FACULTATIVO


No Brasil foi implantado como norma constitucional a partir de 1934, sua justificativa era a garantia de eleitores presentes, pois naquela época temia-se a ilegitimidade do processo pela falta de cidadãos.
Segundo estatísticas  do TSE nas eleições de 1º turno (07/10/2012) compareceram as urnas 120.774.133 eleitores no país, sendo em SP 25.990.459 eleitores e no AM 1.795.669 eleitores. Há uma grande diferença no eleitorado brasileiro, observando esses 2 estados que possuem perfis populacionais completamente diferentes.
Mesmo assim o voto compulsório traz resultados positivos nas eleições, como em 2012 que de  199.242.462 de habitantes compareceram as urnas 120.774.133 eleitores, segundo o IBGE.

No mundo há 27 países que adotam o voto obrigatório. Em nosso país, além de obrigatório, o não comparecimento as urnas também é coercivo. O voto é um poder-dever que não se define a um mero direito e sim no objetivo de contribuir com a administração da sua cidade, estado ou país.

    Voto obrigatório: Os que apoiam alegam que:
-  o voto é sua obrigatoriedade faz com que a sociedade seja representada; 
- e que em uma democracia, como a brasileira, que não é inteiramente consolidada, a obrigatoriedade coerciva se torna importante para dar legitimidade e credibilidade a eleição


·         Entretanto os que são à favor do voto facultativo, dizem:
- o voto é um direito e suas aplicabilidade deve ser principiada na liberdade de expressão;
- e para os que alegam que o Brasil possui uma democracia não pronta, eles replicam de que isso é um conceito elitista que insinua que os eleitores precisam de alguém como o Estado para  ensiná-los e direcioná-los as urnas; 
- além do que o voto obrigatório não gera cidadãos politicamente evoluídos e sim muitas vezes manipulados pela sua falta de interesse e vontade de participar de uma decisão tão crucial.

A decisão de apoiar ou não o voto obrigatório é totalmente sua! O que não podemos deixar acontecer é que a mesmice e o comodismo tome conta das nossas decisões, precisão de mais serem pensantes que reflitam e discutam sobre assuntos como esse que nos faz repensar em que país estamos vivendo e que devemos transformar ele cada vez mais seu, cada vez mais meu, cada vez mais NOSSO!

MylenaCarmo

Nenhum comentário:

Postar um comentário